Fonte: Redação - Foto: Divulgação

Permanecer uma tarde inteira no decorado à espera do cliente, ou debaixo de um guarda-sol montado no loteamento ou em uma movimentada avenida, e a tiracolo muitos panfletos e folders de papel. Durante muito tempo, essas foram as principais ferramentas utilizadas por corretores de imóveis, categoria que comemora seu dia no próximo 27 de agosto. Mas hoje, na era da tecnologia e das mídias digitais, elas estão perdendo espaço para um bom celular. 


Uma pesquisa realizada em 2020 com os mais de 400 mil corretores de imóveis registrados no Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci), demonstra que esses profissionais do mercado imobiliário passaram a adotar com mais intensidade os recursos digitais para vender e alugar imóveis, como a utilização de fotos profissionais nos anúncios em sites e portais (56%), o uso de videoconferência (51%) e as visitas aos imóveis por vídeo (47%). 


“Imagens em 360º, telas interativas, realidade aumentada, decorados virtuais que podem ser acessados e visitados de qualquer lugar e a qualquer hora. Hoje são inúmeras as ferramentas digitais disponíveis para os corretores usarem”, relata  Gabriel Caixeta, diretor da Skyline Inovação e Produções, empresa especializada no desenvolvimento de ferramentas digitais para impulsionar e auxiliar vendas de empreendimentos imobiliários.


Embora seja contratada pelas incorporadoras e construtoras, Gabriel admite que sua empresa e de seu sócio Andreyve Melo, resolve em grande parte as dores dos corretores de imóveis, que são a ponta da cadeia imobiliária que lida diretamente com o cliente. “As tecnologias digitais ampliam em muito as possibilidades de trabalho do corretor, mas sobretudo facilitam a apresentação dos imóveis, assegurando que a informação será passada corretamente e de uma forma muito mais dinâmica e lúdica. Na Skyline, por exemplo, buscamos desenvolver soluções digitais que tragam uma experiência, não apenas agradável, mas marcante para o cliente que é atendido pelo corretor. Uma apresentação intuitiva com uso de audiovisual e imagens em 360º, fazendo com que o cliente se sinta dentro do empreendimento que nem foi construído ainda”, descreve Gabriel.


Tecnologia é aliada


Corretores campeões de vendas e que hoje estão em cargos de gerência ou direção são unânimes em afirmar que a tecnologia nunca foi e nem será problema para aquele profissional que está sempre atualizado. “Se a tecnologia for extinguir o trabalho de alguém, será daquela pessoa despreparada, desatualizada, que não busca o contínuo crescimento, que não atualiza o conhecimento sobre técnicas de vendas”, frisa Juliano Junqueira, que atua no mercado imobiliário há 23 anos e hoje é sócio-diretor da Urbs One [braço do Grupo Urbs que trabalha com lançamentos de alto padrão]. Conforme Juliano, atualmente, 40% das vendas de sua equipe são oriundas de campanhas digitais.


Para Juliano, a tecnologia mudou muito a rotina de trabalho do corretor de imóveis, diminuindo, por exemplo, radicalmente o uso de papel. “E aí vem os contratos digitais, que estão se tornando cada vez mais comuns. Então você tem hoje  como fazer a venda de um imóvel de forma totalmente digital. Na questão da apresentação temos, por exemplo, o recurso da visita virtual dos decorados, vídeos de alta definição que trazem a visualização de todas as plantas do empreendimento em 3D, você consegue entrar e visitar o apartamento de forma virtual”, elenca o diretor da Urbs One.


Juliano explica que as mídias sociais precisam estar presentes no dia a dia de trabalho do corretor moderno. “O corretor tem que estar ativo nas redes sociais com atualizações diárias. Tem que estar bem apresentável no Instagram, Facebook, no WhatsApp, que são atualmente as três principais ferramentas de comunicação digital que temos. Para se ter uma ideia, eu tenho hoje para a minha equipe de corretores um treinamento de três horas só para o uso do WhatsApp. Portanto, o corretor de hoje precisa alinhar suas técnicas de vendas com o uso de todas essas tecnologias disponíveis”, ressalta. 


Inovações


Conforme Gabriel Caixeta, as ferramentas desenvolvidas pela Skyline, que atende empresas em 18 estados brasileiros mais o Distrito Federal, ajudam até no treinamento de corretores. “Uma das mais recentes ferramentas que desenvolvemos é uma sala de imersão que conta com áudios e imagens de cinema. Nesta sala será possível uma apresentação detalhada e 100% digital do empreendimento, para três ou mais pessoas simultaneamente. Uma ferramenta que pode ser usada tanto pelo corretor com os clientes, quanto para seu treinamento”, explica.


Outra novidade trazida pela empresa e que promete dinamizar ainda mais o trabalho dos corretores é uma nova funcionalidade inserida em um de seus mais requisitados serviços: o Ultra Tour. A ferramenta que usa imagens em 360º e pode ser acessada de qualquer celular ou notebook possibilita um passeio virtual pelo empreendimento, tanto pelas unidades imobiliárias quanto pelas áreas comuns. “A nova funcionalidade que estamos inserindo funcionará como um estande ou sala de vendas virtual. O corretor, ao invés de usar uma plataforma qualquer de videoconferência para atender esse cliente remotamente, ele terá essa funcionalidade dentro do próprio Ultra Tour, e com a vantagem de que tanto o corretor quanto cliente poderão interagir com o serviço e suas funcionalidades”, explica Andreyve Melo, diretor e sócio de Gabriel. 


Principal ferramenta


Atuando há 12 anos no mercado imobiliário e atualmente ocupando o cargo de sócio-diretor da Adão Imóveis, Manoel Lessa explica que o celular é hoje a principal ferramenta de trabalho do corretor. “O mundo tem se tornado cada vez mais mobile. Eu, por exemplo, tenho no meu celular todas as minhas mídias digitais, tenho meu CRM, meu email, relatório de resultados, além de diversos outros aplicativos e plataformas que me ajudam no meu dia a dia de corretor”.


Manoel destaca também as soluções digitais oferecidas pela Skyline, que segundo ele, revolucionaram a forma como um corretor apresenta um imóvel para o seu cliente. “São ferramentas que ajudam muito no nosso atendimento, principalmente no que diz respeito à visualização, pois traz uma maneira diferente de ver o imóvel. O cliente hoje não quer mais folhear um folder, afinal é bem mais interessante e prático ele visualizar como será o seu futuro imóvel num painel digital, por exemplo”, ressalta.


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